A qualidade de vida está intrinsecamente relacionada aos níveis de estresse, tanto em relação ao estado de saúde quanto às áreas social, afetiva e profissional (KUREBAYASHI et al, 2019, Rev. Esc. Enferm. USP).
Diariamente nos sobrecarregamos com questões a serem resolvidas, a ansiedade pelos assuntos que queremos adiantar e o atraso naqueles que demoramos para rever a importância e nos dedicar: a faxina semanal, as compras do mês, contas para pagar, as responsabilidades para com a família e com a profissão ocupada. O resultado disso tudo se reflete na posição incorreta em que deixamos nossa coluna vertebral, lombar, o pescoço e a musculatura mais propensa a sustentar e equilibrar nosso peso, porque uma mente irritada esgota o corpo.
Dados da Organização Mundial da Saúde, após um mapeamento global dos transtornos mentais, constatam desde 2019 que o Brasil possui a população mais ansiosa do mundo, com cerca de 9,3% dos brasileiros sofrendo de ansiedade patológica (BBC News, 2023). De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, 2022 foi um ano de aumento nos casos de depressão e ansiedade em 25% e dos 530 mil afastamentos, registrados pelo INSS, por problemas de saúde mental (EPSJV/Fiocruz, 2023).
Em anos de atuação no mercado com terapias manuais, nós, como empresa, conseguimos identificar ciclos de estresse e tensão nas pessoas que procuram nossos serviços de massagem, principalmente no período pós pandêmico, bem como o pensamento constante acerca de seus problemas, e não na solução para cada um.
Você já pensou nisso? Que é comum e parece até óbvio pensar mais nos problemas, pois eles são o que causa a preocupação?
- Mas e se, você começasse a antecipar soluções?
Bom, a medicina preventiva diz muito sobre esse assunto. É uma área que visa os efeitos psicofisiológicos de tratamentos adotada pela Muraoka nas técnicas orientais, utilizadas para tratar, recuperar as estruturas e restabelecer a fluidez das trocas catabólicas e anabólicas.
Prevenir é adiantar medidas que trarão benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente, e para rever como você tem orientado suas escolhas em pró da qualidade de vida, precisa primeiramente selecionar o que agrega e o que só piora seu estado emocional, físico e de saúde, isso porque seu fluxo energético nem sempre estará leve e positivo.
As trocas neurais, o processamento das informações e o funcionamento do corpo por completo são aspectos totalmente conectados. Ao isolar os pensamentos e se fazer presente em uma ocasião específica, por exemplo, você deixa de pensar em outras e já percebe um “peso” a menos para carregar, sente-se com menos ansiedade para tomar decisões e simplesmente relaxa.
A proposta da massagem é abrir caminhos para a flexibilidade e viabilidade na rotina das pessoas para que possam priorizar e escolher a saúde, momentos de autocuidado, alívio e contar com técnicas que irão proporcioná-los. Por isso, ela é uma solução terapêutica que se aplica em vários momentos e áreas da vida: exercícios físicos, recuperação muscular, ganho de mobilidade, dissipação de impurezas e pensamentos negativos, tensão pós trabalho, tomada de decisões, reconexão, estabilidade emocional etc.
Apesar da variação existente, a Muraoka adota vertentes e adaptações culturais que trazem resultados imediatos. O tradicionalismo oriental é repleto de valores e costumes que se refletem na medicina, demonstram a eficiência dos toques, da acupressão e exploram os canais energéticos do corpo.
A ênfase à saúde, e não à doença, à solução, e não ao problema, é o nosso principal método.
